sábado, 22 de abril de 2017

Singularidades






Singularidades

Autor: A. M. Pires Cabral
Editora: Livros Cotovia/2017



"Podemos dizer que as "singularidades" destas personagens funcionam como a redução de um indivíduo  a uma anedota. Suspeitamos, porém,  que Pires Cabral não quer apenas a chalaça, e que algumas historietas tocam assuntos bem mais críticos.(...) Todas as obessões e todas as graças de "Singularidades" são uma maneira de falar de outra coisa que não uma cisa que está à vista." 

 Pedro Mexia in jornal "Expresso"



"Singularidades, o novo livro do conhecido prosador e poeta A. M. Pires Cabral, cuja obra se encontra em grande parte publicada na Livros Cotovia, reúne oito contos, oito histórias singulares de personagens com nomes tão curiosos como Hipólito Clemente ou Basileu Simões, onde se retrata encontros entre o moderno e o antigo, ou entre a ironia e a seriedade, com desfechos que não raras vezes surpreendem."


PS-Já li e deliciei-me  com a graça de algumas destas personagens "singulares", retitadas do nosso mundo real - o teatro da nossa vida  real- e, creio bem que algumas delas não são só  tiradas da ficção, ou sejam, que elas existem e convivem connosco no nosso quotodiano como seres que  gostamos  de apelidar de excêntricos. 
Vale apena ler  e apreciar estes "mundos humanos" bem retratados  pela belissima e pura prosa de A. M. Pires Cabral. Eu gostei muito de conhecer - ou de reconhecer-  em  dois dos contos deste livro, o  " Flávio Cerqueira ou noves fora nada" e aquele velho "soldado da paz" de nome  "Basileu Simões ou a última vontade".


José Alfredo Almeida

1 comentário: