quinta-feira, 2 de março de 2017

Veja as diferenças


    

Sempre houve nome para todas as coisas visíveis. Algumas dessas coisas deixaram, hoje, o nosso convívio, contentando-se com a presença muda em dicionários que as não repudiaram por inúteis. E algumas, mais sortudas, vão dando um ar da sua graça por aí fora, onde alguém, preservador de passados, lhes dá vida estática mas pitoresca, em museus etnográficos.

    Sabem o que eram e para que serviam os caixotos? Vamos procurar num desses museus de palavras não preconceituoso quanto a regionalismos: "joelheira de madeira que as mulheres usam nos lavadouros e quando limpam soalhos" (Dic. Porto Editora).

    Agora, veja as diferenças. Dois caixotos iguais, duas "lavadeiras" diferentes. A criada e a menina. Diferentes na roupa e no penteado, mais diferentes ainda na atitude. Se a primeira executa, sem direito a réplica, uma das muitas tarefas que lhe são atribuídas, diariamente, pelo nariz empinado da patroa, a segunda parece brincar a coisas sérias. Com o calor que o vestido indicia, deve saber-lhe bem a frescura das águas do tanque. Não se lhe vê sabão por perto e o gesto de pegar na peça de roupa denuncia inabilidade. Mas ficaram ambas bem na fotografia. Talvez nunca chegue a vê-la, a rapariga. A da menina, essa, terá lugar garantido no álbum da família bem apelidada  como uma façanha de mãos mimosas, fadadas para teclas e bordados, democraticamente próximas das outras, gretadas, ásperas de tanto fazer.


M. Hercília Agarez, 1 de Março de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário