quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Saudades da vindima






O tempo, como se fosse estrada fora muito confiado, viajou no Douro das vinhas, anos e anos, supondo que a saúde, a heroicidade, a confiança na luta, entre o povo, não tivessem fim. Enganou-se… Ao cair de uma folhinha, no seu calendário, reconheceu que o Douro das vinhas tinha esmorecido. Perguntou a si próprio, como quem diz ao vidro e à areia do seu relógio: se a vindima cantou ano passado, porque não canta este ano? A vindima era uma festa. Hoje é um enterro.
Assim falou o tempo, surpreendido de ver o Douro mudado, principalmente em dias de vindima. Assim perguntam e assim respondem pessoas que o conheceram alegre e hoje o vêem triste.
Calou-se, de quebrada em quebrada, a voz da vindimadeira, que deitava a sua cantiga, desde séculos, no ritmo da chula. A este ritmo, adaptava a quadra que lhe nascesse no peito ou lhe fervilhasse na concha do ouvido. Era a chula, que merecia outro nome, porque não era chula no mau sentido do termo. Era bem clara, bem nítida e bem nobre, tanto na expressão como no torneio. Chula rabela, própria de barco rabelo, chegou ao Porto como as águas do rio ou subiu do Porto a Cima-Douro no regresso do barco.Sabe-se lá! O que se pode apurar é que o porto a não esqueceu. Gente da Ribeira, gente velha, ainda hoje a recorda como se temperasse como mel a voz cansada. Ainda canta:


Minha mãe era rabela,
Eu com ela me criei.
Se quer que eu cante outra moda,
Eu outra moda não sei.


Venho de cima do Doiro,
Inda não venho doirada.
Venho da terra dos moços,
Inda não venho casada.


No Douro é que emudeceu de todo, nas vindimas que agora correm, a velha chula rabela. Mas, vá lá, que morreu moça. Calou-se de repente como a gaita de beiços, o harmónio e os ferrinhos, o bombo e o apito, que competiam ao homem que pisava a uva no lagar ou a trazia da vinha em grandes cestos. Tudo isto se calou de um ano para o outro.

18 outubro 1969
João de Araújo Correia in Pó Levantado

1 comentário:

  1. ...MEMÒRIAS ..??
    E ainda bem...
    o CORAÇÂO DO DOURO..
    ..guarda ...!!

    ..Emocionante ..leitura !!!

    ResponderEliminar