quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os livros de João de Araújo Correia-11





Manta de Farrapos
(Crónicas Dispersas)

Autor: João de Araújo Correia
Editora: Imprensa do Douro, 1962  


"Na economia doméstica antiga, nada se perdia, tudo se criava...No aproveitar, ia o ganho - como se dizia. De velhos trapos, reduzidos a tiras, mandavam tecer, em arcaicos teares manuais, as mantas de farrapos. Serviam para a cama, para o berço de um filho e até para deitar pelos ombros. Eram um remedeio de pobres como agasalho. Mas, não eram feias de todo. Feio é o diabo...Da variedade de tiras, unidas umas às outras com linha branca, muito apertada, saía uma obra humilde, mas, harmoniosa.
Deram tento de semelhante harmonia os amadores da arte popular. Tanto, que fizeram da manta de farrapos objecto de luxo. Deram-lhe brazão, elevando-a à categoria de tapete. Põem nela os olhos quando a penduram como gobelinos.
Em boa hora os amadores da arte popular descobriram a manta de farrapos. Foi a maneira de prologarem a vida aos agonizantes teares manuais. A manta de farrapos ainda se usa, e usará enquanto houver amadores da arte popular.
Seja como for, tentei na manta de farrapos o símile deste livro. Feito de escritos de vária índole, publicados em jornais e revistas pela ordem que adiante se republicam, é uma obra de aproveitamento. Que o prelo lhe dê harmonia, como o tear harmoniza a manta de farrapos, é o meu voto."

 João de Araújo Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário